quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quinta-Feira, 03/09






Congada:Tradição iniciada no período da Colônia, relembra a coroação do rei dos congos e era usada pelos jesuítas para apaziguar o instinto guerreiro dos escravos negros. Até hoje, a congada é o ponto alto das festas do Divino Espírito Santo.

Cateretê:O dançarino procura "pisar nas cordas", ou seja, acompanhar o som da viola com os pés. Também é comum a presença de um "tirador de palmas", pessoa que puxa as palmas enquanto as outras dançam.

Jongo:Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças de umbigada'.Hoje em dia podem participar do Jongo homens e mulheres, mas esta participação, em sua forma original era rigorosamente restrita aos iniciados ou mais experientes da comunidade.


Cavalo Marinho:uma das variantes do bumba-meu-boi. A brincadeira é composta por música, dança, música, poesia, coreografias, loas, toadas e reúme cerca de 76 personagens. Divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos. Destaques para o Capitão Marinho, Mateus, Bastião, o Soldado da Gurita, Empata Samba e Mané do Baile.
A música e o canto são executadas pelo "banco", cujo instrumental é formado por rabeca, pandeiro, recos e um mineiro (também chamado de ganzá).

Maracatu: uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma critíca as cortes portuguesas.




Entre mais cortes e costuras!

figurinos mais alongados, contribuintes de alinhavos e panos, uma ou duas peças para a veste se firmar.
É o quintal das estórias andantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário